Obra é mais um marco físico das cinco décadas de evolução da empresa, que completou 50 anos

29/01/2021

Memórias de cinco décadas foram relembradas no livro da Fumacense Alimentos. Com 115 páginas, a narrativa começa em maio de 1970 quando os fundadores, os concunhados José Henrique Mezzari e Silvino Dagostin deram início à empresa, naquela época chamada de Cerealista de Arroz Fumacense e que, com o passar dos anos, veio a ser uma das mais importantes para a economia do Sul catarinense.

No livro, a ser distribuído entre os familiares e pessoas ligadas ao negócio, as páginas registram também os desafios e grandes transformações enfrentados. Como quando o negócio passou a ser acompanhado pelos membros da segunda e terceira geração das famílias e, mais recentemente, tornou-se parte de um modelo de gestão inovador, com a criação do Grupo EZOS em 2020.

Agora, além de estarem em espaço físico no museu da empresa, as memórias das famílias e dos colaboradores da Fumacense Alimentos também estão registradas no papel, por meio dos textos escritos pela jornalista Andressa Fabris.

“É muito gratificante saber que temos toda a estrutura do museu e, agora, todo o material evidenciado neste livro, para garantir que a história da empresa mais antiga do grupo econômico EZOS seja sempre lembrada. É o sentido do verdadeiro legado”, salienta Jefferson Santos Ribeiro.

Ao lado da evolução da empresa está o crescimento das suas marcas, também citadas na obra. A Kiarroz, por exemplo, surgiu em 1983 e, desde então, é lembrada nas refeições dos brasileiros, em especial, pela emblemática embalagem de bolinhas coloridas. Já a RisoVita representa o pioneirismo tecnológico da Fumacense, ao trazer em 2014, pela primeira vez para a América Latina, a produção de bebidas vegetais à base de arroz.

Para o gestor Ricardo Regado, diretor do Centro de Serviços Compartilhados do Grupo EZOS, o livro é um marco para a história da Fumacense Alimentos. “Conquistas importantíssimas para a empresa estão ali. Aquelas páginas eternizaram os acontecimentos e garantem que, quando a empresa completar seu primeiro século, daqui a mais 50 anos, as pessoas ainda possam conhecer o que se passou desde 1970”, comenta.

Legado familiar e gestão profissional

Os últimos capítulos do livro narram os acontecimentos mais recentes, como o surgimento do grupo econômico EZOS em outubro de 2020. O cuidado familiar sempre esteve presente durante todos os anos de atuação da empresa, que passou pelo processo de governança corporativa e, consequentemente, pela implantação do Conselho de Administração.