Fumacense Alimentos garante qualidade desde chegada do grão na indústria até a mesa do consumidor

12/08/2024

Para que as pessoas possam consumir o arroz com a qualidade que estão acostumadas, os grãos passam por um processo detalhado de beneficiamento dentro das indústrias. Como outros alimentos que saem da terra e precisam ser tratados para garantir o alimento ao paladar humano, da mesma forma acontece com o arroz, que no caso do tipo parboilizado, segue por etapas de encharcamento, autoclavagem, secagem, descascamento, brunimento, polimento, seleção e empacotamento, antes de ser encaminhado aos supermercados.

No caso da Fumacense Alimentos, a primeira etapa é a coleta de uma amostra para análise, antes mesmo do caminhão descarregar os grãos em casca na indústria. Com isso, a classificação verifica se o cereal está no padrão estabelecido para o beneficiamento. Em seguida, todo o produto fica armazenado nos silos, aguardando o beneficiamento.

No processo de parboilização da Fumacense Alimentos, os grãos ainda em casca são submersos em água quente nos tanques de encharcamento, seguido de aplicação de vapor por meio dos autoclaves, ocasionando o pré-cozimento e gelatinização do arroz, e garantindo maior rendimento de grãos inteiros. Nesta etapa, os nutrientes que estavam soltos nas camadas externas são absorvidos no interior do cereal.

“É neste momento da gelatinização que esses nutrientes entram no grão, tornando o parboilizado mais nutritivo. Também é por este motivo que existe a diferença de coloração e influência no sabor, tornando o grão levemente mais amarelo”, ressalta a gerente industrial da Fumacense Alimentos, Lilian Tiscoski.

Posteriormente, ele é secado antes de ser encaminhado para o descascador, brunimento e polimento. Por fim, passa na seleção eletrônica para que sejam retirados os grãos que não estão no padrão de qualidade da Fumacense, e segue para o empacotamento, antes de ser devidamente armazenado e transportado para os supermercados de Norte a Sul do Brasil.