Com pequenas adaptações, quem não pode consumir glúten ou lactose consegue consumir comidas tradicionais, sem se preocupar em tirá-las do cardápio

12/02/2024

A maioria das pessoas, quando descobre que possui intolerância ao glúten ou à lactose, ou até mesmo alergia à proteína do leite de vaca, estabelece uma série de medidas restritivas à alimentação. Como consequência, elimina comidas deliciosas do cardápio diário, como os bolos de aniversário, pão de queijo, bebidas doces ou um pré-treino reforçado. No entanto, atualmente, já existem diversas opções de alimentos que, com pequenas adaptações, permitem a esse público uma alimentação diversificada em todas as fases da vida.

Há casos em que a restrição alimentar chega desde cedo. Os bebês e as crianças, por exemplo, que estão na fase de crescimento, precisam consumir todo tipo de carboidrato e nutrientes para ter energia e, principalmente, vitaminas suficientes para o desenvolvimento do corpo.

Além disso, neste período da infância, em que as crianças gostam de brincar e descobrem novas informações a cada minuto, é essencial preparar receitas que atraiam tanto no gosto, quanto visual. Nesses casos, quando a necessidade é por produtos sem glúten e lactose, os pais podem optar por utilizar os alimentos da RisoVita – marca da saudabilidade da Fumacense Alimentos.

Assim, um café da tarde pode ficar mais divertido quando o acompanhamento é um bolo rosa, de beterraba, por exemplo. Basta misturar beterrabas, ovos, óleo, açúcar demerara, fermento e, como base, a Farinha de Arroz RisoVita. Em 50 minutos de preparo, ele está pronto para servir, rendendo oito fatias.

E para conquistar o coração dos pequenos, finaliza-se a cobertura do bolo com cacau 80% e Bebida de Arroz sabor Castanha de Caju RisoVita. Uma receita, que inclusive, também pode ser levada para as festas de aniversário, deixando-os aproveitarem sem medo.

Para os mais velhos, também

Com o passar do tempo, os jovens e os adultos celíacos que apresentam quadro de intolerância, não precisam deixar de participar da noite de pizza com os amigos. A marca de saudabilidade possui um Mix de Farinhas com o qual é possível elaborar pães, massas e pizzas. Além de demandar menos tempo de preparo (40 minutos) – quando comparada à tradicional – , o mix não deixa residual na boca e mantém a mesma crocância da original. Depois de adicionar os ingredientes do recheio a gosto, é só servir a todos.

E outras situações em que um café da tarde e uma boa companhia, além de render muitas conversas, pode ser apreciado com comidas saudáveis e benéficas ao organismo. Nesses casos, uma opção é o bolo cremoso de milho, que serve até 12 fatias e basta usar o liquidificador para bater ovos com a Bebida de Arroz RisoVita sabor coco, óleo e milho.

Com apenas estes ingredientes, o bolo terá uma cremosidade e textura macia, que garantirá os nutrientes necessários. Por fim, para completar a refeição, a Bebida Líquida sabor Café RisoVita pode ser ingerida de forma quente ou gelada, acompanhando o bolinho no momento especial.

Todas as receitas completas podem ser conferidas no site www.risovita.com.br.