Agregando na versatilidade na hora de cozinhar para quem possui alguma restrição, líquido substitui o leite tanto em preparos doces quanto salgados

21/12/2023

A culinária é uma arte que exige atenção, conhecimento e habilidade, tanto no manuseio, quanto na escolha dos ingredientes. O fator ganha ainda mais importância nos preparos voltados àqueles que possuem intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite de vaca (APLV). Neste cenário, as bebidas vegetais à base de arroz da RisoVita – marca de saudabilidade da Fumacense Alimentos –, além de serem ingeridas naturalmente, entram em cena para serem utilizadas em várias receitas e substituírem os elementos tradicionais, contribuindo diretamente para a versatilidade na cozinha. 

Um dos grandes medos de quem descobre alguma restrição está a mudança na rotina, principalmente na hora de preparar as refeições. Pensando nisto, que a RisoVita oferta aos consumidores a bebida na versão Original. Por ter como base o arroz, ela possui sabor neutro, possibilitando o uso tanto em receitas doces quanto salgadas. 

Uma forma de inclusão

Trocar o leite pela bebida vegetal também pode ser uma forma de inclusão, para que as comidas típicas não se tornem algo distante e impossível. Nesse sentido, para não perder os costumes de comer as receitas caseiras de família, a bebida, que pode ser ingerida de forma quente ou gelada, desempenha o papel de um ingrediente versátil, que pode ser incorporado em molhos finos, sobremesas e biscoitos caseiros. Assim, a bebida Original da RisoVita agrega um toque simples, mas que reflete no sabor e na textura do preparo. 

Um dos pontos positivos está no fato de que todos poderão desfrutar sem peso na consciência, principalmente nos casos em que é feita a produção para diversas pessoas, como nas confraternizações ou festas. A bebida sendo como um coringa na cozinha, pode ser implementada em várias receitas. Segundo o gerente nacional da RisoVita, Luciano Machado, este produto é usado pela grande maioria do público que apresenta alguma alergia a proteína do leite.

“A Bebida RisoVita é bem aceita pelo organismo daqueles que apresentam algum quadro de alergia, o que equivale a quase 90% dos nossos consumidores. Ela pode ser utilizada no preparo de vitaminas de frutas, cereais ou nos suplementos alimentares. Devido ao fato dos profissionais da saúde recomendarem a ingestão destas bebidas, como fonte de carboidrato”, explica.

Segundo uma pesquisa feita pela Schär – empresa especializada no segmento sem glúten – neste ano, o Brasil – dos 1966 entrevistados – registrou aumento de 45% das pessoas que entraram para a categoria dos celíacos nos últimos dois anos. Ou seja, os números vêm duplicando e o consumo de produtos que atendam a este público também. Por isso, além da versão tradicional a RisoVita lançou, em 2023, novos sabores: café, banana e maçã e morango, somando quase 10 opções para que os consumidores possam utilizar no preparo de alguma refeição.