Para quem possui alguma restrição alimentar, alimentos são ótimos para substituir os iogurtes ou até mesmo o próprio café com leite

24/11/2023

Para muitos, os cafés da manhã e da tarde são refeições tão importantes quanto o próprio almoço ou jantar. No entanto, quando a pessoa sofre com alguma restrição alimentar, como ao glúten, à lactose ou à proteína do leite de vaca, conseguir encontrar alimentos que substituam os tradicionais de uma forma saborosa pode ser difícil. Foi pensando neste público, que a RisoVita – marca de saudabilidade da Fumacense Alimentos – desenvolveu três novos sabores de bebidas vegetais. Enquanto a bebida sabor Café pode tranquilamente ser consumida no lugar do tradicional café com leite, as outras duas, com sabores de Morango e de Maçã e Banana, lembram muito os iogurtes.

Um levantamento da Hibou – empresa de pesquisa e monitoramento de consumo – realizado em 2019 para analisar o comportamento em cada refeição, destacou que, no café da manhã, 64% dos entrevistados preferiam ter mais tempo para se alimentar, enquanto 43% pretendiam ser mais saudáveis. O estudo ainda revelou que a maioria escolhe o café puro como refeição, na parte da manhã e que os brasileiros pretendiam beber mais leite e ingerir comidas mais saudáveis como, frutas.

Neste cenário, os novos sabores de bebidas vegetais RisoVita chegam para auxiliar e tornar essas refeições ainda mais completas. Segundo a nutricionista Yasmin Ghellere, aumentar a gama de opções é extremamente importante para pessoas com intolerâncias alimentares. “Quando acrescentamos possibilidades, conseguimos criar refeições mais saborosas e nutritivas, que atendam às necessidades dessas pessoas. Uma dieta monótona e restrita pode levar a deficiências nutricionais e falta de prazer na alimentação. As novas bebidas possibilitam maior variedade, principalmente para aqueles com intolerâncias alimentares”, destaca.

Bebida à base de arroz faz bem para a saúde?

Hipoalergênicas e de origem vegetal, as bebidas vegetais à base de arroz apresentam benefícios para quem as consome, além de integrarem uma dieta equilibrada e fornecerem as vitaminas e minerais presentes nos ingredientes. De acordo com Yasmin, a bebida de arroz original apresenta um sabor suave e neutro, enquanto as frutadas são versáteis para diversas receitas. “Elas podem ser usadas em smoothies, cafés, mingaus, sobremesas, molhos, entre outros pratos. Por combinarem com diversos preparos, tornam-se uma alternativa viável e aliada para pessoas com restrições alimentares”, ressalta.

Ademais, não apresentam colesterol na sua composição, por serem derivadas do arroz. “Esse fator é benéfico para a saúde cardiovascular, pois o consumo excessivo de colesterol pode contribuir para o acúmulo de placas nas artérias e aumentar o risco de doenças cardíacas”, enfatiza a nutricionista.

Receitas saudáveis

A profissional reforça o cuidado com a moderação e que a escolha dos sabores e dos alimentos precisa estar de acordo com o contexto geral da dieta. Por isso e para manter a alimentação equilibrada, a nutricionista dá dicas de quais receitas saudáveis são possíveis com as novas bebidas vegetais à base de arroz da RisoVita:  

  • Smoothie de frutas: Misture a bebida de arroz com frutas frescas, como bananas, maçãs, morangos etc. Adicione gelo e um pouco de mel ou adoçante, se desejar. Bata tudo no liquidificador até obter uma mistura cremosa e refrescante;
  • Mingau de aveia: Substitua o leite tradicional pela bebida de arroz no preparo do mingau de aveia. Cozinhe a aveia com a bebida de arroz em fogo baixo e adicione canela, frutas secas e uma pitada de sal. Mexa até engrossar e sirva quente;
  • Panquecas veganas: Utilize a bebida de arroz como substituto do leite de vaca em receitas de panquecas veganas. Misture a bebida de arroz com farinha, fermento em pó, sal, açúcar e óleo vegetal. Cozinhe as panquecas em uma frigideira untada e sirva com frutas ou qualquer cobertura de sua preferência;
  • Pudim de chia: Em uma tigela, misture a bebida de arroz com sementes de chia e adoçante natural, como mel ou xarope de agave. Deixe a mistura descansar na geladeira por algumas horas ou durante a noite para que as sementes de chia absorvam o líquido. Sirva com frutas frescas por cima.