Por meio da parceria com o SENAI, 24 colaboradores da indústria tiveram a oportunidade de aperfeiçoar e qualificar conhecimentos
23/10/2023
Oportunizar uma virada de chave. Este foi o objetivo da Fumacense Alimentos, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), ao disponibilizar aos colaboradores a formação no curso de manutenção mecânica industrial. Foram 24 alunos formados e certificados com a qualificação profissional que, agora, podem atuar nas áreas mecânicas voltadas para usinagem e manutenção de máquinas industriais, por exemplo.
As aulas iniciaram em novembro de 2022 e somaram 70 horas de aprofundamento em diversos temas, como metrologia, leitura e interpretação de desenhos mecânicos e manutenção de máquinas industriais. E para capacitar de forma ainda mais assertiva os funcionários da indústria, um professor da Unidade Móvel do SENAI – que foi instalada no parque fabril – foi até a empresa em Morro da Fumaça (SC) para conhecer os maquinários usados e a estrutura completa.
De acordo com o coordenador de Manutenção da Fumacense Alimentos, Lucas Tezza, a empresa sentiu a necessidade de investir e aprimorar o conhecimento dos funcionários, para acompanhar o crescimento da indústria. “Com essa formação em manutenção industrial, o nível de conhecimento dos colaborados sobe, garantindo, assim, uma melhor confiabilidade nos serviços de manutenção realizados aqui dentro”, explica.
Um sonho, uma oportunidade
Um dos colaboradores contemplados com a formação foi Jocemir Valencio, que sempre teve o sonho de concluir um curso em mecânica. “Agora, tenho a expectativa de um dia me tornar um mecânico. Voltar a estudar e ver que um dia posso mudar para melhor foi muito gratificante”, enfatiza.
Segundo ele, a capacitação reacendeu suas esperanças para chegar mais perto daquilo que sempre almejou. Por isso, o profissional aproveitou todas as aulas práticas para aprender e descobrir novas áreas que pode atuar. “O que mais me marcou foi quando comecei a desmontar e montar os redutores, porque foi muito bom pôr a mão na massa”, relata Valencio.
Investir em qualidade
Para a Fumacense Alimentos, o curso de manutenção mecânica foi essencial, dado que agora os profissionais agregaram muito mais conhecimento a respeito da mecânica preventiva. “Agora, os alunos recém-formados podem lidar melhor com o dia a dia de trabalho. Ficamos felizes em ofertar esta oportunidade, tanto para a realização profissional deles, quanto para aplicarem todo conhecimento na rotina da empresa”, enaltece o diretor de Operações da Fumacense Alimentos, Jean Alexander Marquardt.