Além do feijão, legumes, carnes ou frutos do mar são opções fáceis de preparar, que combinam muito com o tradicional grão

10/08/2023

Para um delicioso almoço, o arroz, inicialmente, era o par perfeito do feijão. Mas com o passar do tempo e as atualizações na cozinha, também se tornou um excelente alimento neutro para praticamente todos os acompanhamentos. Um dos diferenciais do grão é que ele pode se adaptar facilmente a uma variedade de pratos e estilos culinários ao redor do mundo. Hoje, há uma variedade de comidas e legumes que, juntos, formam um prato refinado.

Mas saber montar e elaborar a proposta do prato requer algumas técnicas para ressaltar o sabor e demais ingredientes com a base neutra. Entre os mais famosos, está a junção de legumes, carnes, frutos do mar, ervas, especiarias e molhos.

De acordo com a chef Rosa Rodrigues, o arroz tem o poder de transformar completamente o resultado de um prato. “Por exemplo, o arroz de brócolis, quando acompanhado por uma proteína magra, torna-se um aliado na busca por uma alimentação saudável. Por outro lado, o Arroz à Piamontese, no qual adicionamos queijo muçarela e creme de leite, proporciona uma textura singular em um prato de elevado refinamento”, explica.

Um dos segredos para dar sabor é o tipo de arroz utilizado na preparação. Por isso, pensando na possibilidade de criar as variações, a Kiarroz - marca da Fumacense Alimentos – selecionou com mais precisão os grãos perfeitos para cozinhar, originando um novo produto: o Arroz Branco Premium. Com ele, o cozimento fica mais soltinho e saboroso com as variadas receitas.

Exemplo de pratos que mostram a versatilidade do arroz

No nível mais reconfortante e familiar, o carreteiro é uma ótima escolha. Ele pode parecer simples, mas com o Arroz Premium e as carnes cozidas juntamente com o cereal, o resultado passa a ser uma refeição ainda mais apetitosa e acolhedora.

Um segundo prato, seguindo sugestões da chef, pode ser o arroz à grega - com legumes ou passas. “Subindo um degrau na sofisticação, é uma opção que combina o arroz cozido com legumes coloridos e aromáticos, como cenoura, pimentão, ervilha e cebola, proporcionando uma explosão de sabores e uma apresentação visualmente atraente”, ressalta.

Além desses, tem o Arroz à Piamontese – de tradição italiana – feito com queijo, creme de leite e champignon. É conhecido por ser cremoso e bem molhadinho, feito com o arroz cozido de outras refeições. Ele pode acompanhar carnes vermelhas ou peixe à gosto. Em 20 minutos, o prato está pronto para ser sevido.

Portanto, o simples grão possibilita várias opções de complementos, variando sempre conforme o gosto particular. Assim, sem alterar o sabor neutro, pode ser misturado com outras comidas sem perder sua essência.