Marca da Fumacense Alimentos lança linha Extra Premium e oferece aos consumidores opções ainda mais selecionadas e específicas para preparo das receitas

18/07/2023

Com registros de até cinco mil anos, o arroz começou a ser cultivado no sudeste da Ásia e, aos poucos, foi levado para outros continentes. A chegada do grão no Brasil se deu durante o período colonial, momento em que também ganhou destaque e importância para a economia e sociedade. Hoje, está presente na mesa de milhões de brasileiros e é alimento destaque em diversas receitas, como nos risotos. Na intenção de oferecer aos consumidores uma experiência ainda mais completa na cozinha, a Kiarroz – marca da Fumacense Alimentos – lançou novos produtos, apostando em uma linha Extra Premium com os tipos Arbório e Pérola.

O cereal, que no preparo de risotos pode dividir espaço com camarão, alho-poró, queijos, carne seca e diversos outros ingredientes, é um dos alimentos mais importantes para a nutrição humana, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FOA).

Nesse cenário, a nova aposta da Kiarroz promete levar novos sabores aos pratos brasileiros. A partir do lançamento – que aconteceu em maio, na APAS Show 2023, a maior feira de alimentos e bebidas da América Latina deste ano – os consumidores passam a ter um produto ainda mais específico para as receitas que necessitam de uma textura mais cremosa.

“Nossas versões tradicionais – integral, parboilizada e branca – já possuem uma qualidade elevada, mas com essas novas opções, conseguimos destinar produtos exclusivos para este preparo de risotos, que também tem o coração das pessoas, dado que é de extremo sabor. Temos consciência que o arroz combina com vários ingredientes e que pode atender tanto aquele que busca algo mais simples quanto sofisticado”, afirma o diretor de Operações da Fumacense Alimentos, Jean Alexander Marquardt.

Grão catarinense

Cultivado em solo catarinense, o Arroz Extra Premium Pérola teve sua semente desenvolvida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), o que permite adaptabilidade ao clima subtropical úmido – característico por ter chuvas distribuídas ao longo do ano e temperaturas definidas. O grão SCS 123 Pérola é o primeiro arroz para risotos do Brasil e conta com vitaminas do complexo B, essenciais para o correto desenvolvimento do corpo, e minerais como o zinco, importante para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Ademais, o Arroz Pérola possui grãos grandes e de cor branco perolado, combinando com pratos que levam porções de carne ou frutos do mar. “Desenvolvemos esses produto pensando em agregar ainda mais na rotina das pessoas. A Kiarroz faz parte de uma indústria catarinense e nada mais gratificante do que levar os grãos produzidos em nosso estado para todas as regiões” ressalta o diretor de Operações da Fumacense Alimentos.

Grãos importados

Já os grãos presentes na versão Arbório são importados diretamente da Itália, após serem semeados na região Norte do país, que apresenta um clima continental – com invernos frios e verões quentes e chuvosos. Dessa forma, o cereal é caracterizado do tipo longo e especial, pela alta quantidade de água abastecida nos campos.

No caso da Kiarroz, tudo é selecionado para garantir a textura ideal quando o alimento for cozido e levado ao prato. Nesse sentido, o arroz tem a espessura maior do que os tradicionais, para que, quando cozido, permaneça firme e adicione mais cremosidade à receita. Essa característica só é possível, pois em contato com a água, ele incha e absorve o sabor dos demais ingredientes presentes na panela.