Com época mais fria do ano se aproximando, escolher ingredientes que sejam fontes de vitaminas pode auxiliar na prevenção de resfriados e gripes

21/06/2023

Considerado o período em que as pessoas ficam com a imunidade mais vulnerável, o inverno ainda demanda mais energia que o normal, visto que o organismo precisa regular a temperatura corporal. O fator resulta no consumo de alimentos mais calóricos e, na maioria dos casos, industrializados. No entanto, dispor de uma alimentação rica em nutrientes pode auxiliar na prevenção de resfriados e gripes, bem como no ato de evitar refeições de maneira desenfreada e pobres em vitaminas e minerais. 

Tão importante quanto em outras épocas do ano, pensar estrategicamente na alimentação traz inúmeros benefícios à saúde. Com as baixas temperaturas se aproximando, escolher pratos que atuem como verdadeiras fontes de combustível se mostra essencial. O almoço, por se tratar da refeição intermediária, merece atenção. Nesse cenário, conforme explica a nutricionista Larissa Zanette, as pessoas devem investir no simples que funciona. O tradicional prato feito brasileiro está entre as opções indicadas, dado que é composto por carboidratos saudáveis, proteínas, boas gorduras e fibras.

Na intenção de conservar o maior número possível de nutrientes ao longo de toda a cadeia produtiva, a Kiarroz seleciona, com qualidade e rigor, todos os grãos que são empacotados. Dessa maneira, o produto disponibilizado nas prateleiras dos supermercados pode cumprir seu papel efetivo de fornecer energia. “O arroz é um cereal simples e rápido de preparar, que combina com vários outros complementos, principalmente aqueles que também auxiliam no aumento da imunidade. Assim, as pessoas podem utilizar tanto no almoço quanto no jantar, criando variações sem enjoar”, evidencia Larissa.

Além da energia do arroz, a junção de ingredientes como couve, feijão e frutos do mar deixa a refeição rica em vitamina C, ferro e zinco. Tais nutrientes atuam como antioxidantes, fortalecem o sistema imunológico, previnem infecções e reduzem inflamações, o que traz benefícios ainda mais importantes neste período mais frio do ano.

“Ademais, esses pratos completos tendem a deixar as pessoas saciadas por mais tempo, característica que diminui a probabilidade de petiscos até a próxima refeição. Ter esse controle alimentar é essencial, pois durante o trimestre, também é comum se sentir menos disposto a praticar atividades físicas”, afirma a nutricionista.