Dia Mundial do Vegetarianismo reforça estilo adotado por uma parcela cada vez maior da população

30/09/2022

Se mostrando muito mais que apenas uma moda passageira, a alimentação com base em produtos de origem vegetal vem ganhando inúmeros adeptos ao longo dos anos. E o Dia Mundial do Vegetarianismo – comemorado neste sábado, 1º de outubro – reforça ainda mais os argumentos do estilo já adotado por muitos.

Conforme a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), existem alguns tipos de vegetarianismo e, entre os principais, estão:

  • Ovolactovegetarianismo: a pessoa não come carnes, mas ainda ingere ovos, leite e laticínios;
  • Lactovegetarianismo: a pessoa não come carnes, mas ainda ingere leite e laticínios;
  • Ovovegetarianismo: a pessoa não come carnes, mas ainda ingere ovos;
  • Vegetarianismo estrito: a pessoa não come nenhum produto de origem animal;
  • Alimentação Vegana: a pessoa não utiliza nenhum tipo de produto/insumo de origem animal ou que tenha sido testado em animais.

 

Muitas opções

Diferentemente do que a maioria pensa, quem opta por uma alimentação de origem mais vegetal, continua tento uma vasta gama de opções na hora de cozinhar. Por deixar de comer certos alimentos, o cuidado no consumo dos minerais e vitaminas necessários para o bom funcionamento do organismo deve ser ainda maior. A RisoVita – marca de saudabilidade da Fumacense Alimentos – possui uma gama de produtos à base de arroz, auxiliando nos preparos do dia a dia.

“O arroz é um carboidrato hipoalergênico que dá energia, além de ter fácil digestão e absorção. Os produtos à base do cereal não inflamam o corpo e podem ser consumidos por todo mundo. Se o pessoal se aventurar na cozinha, vai encontrar um universo de possibilidades”, aponta Ricardo Regado, CEO do Grupo EZOS, do qual a RisoVita faz parte.

 

Bebidas vegetais

Considerado um dos elementos mais difíceis de deixar de consumir, o leite pode ser facilmente substituído por bebidas vegetais. Na RisoVita, os sabores são diversos, mas o original, coco, chocolate e baunilha estão entre os preferidos do público. E além da opção tradicional líquida, os consumidores também podem optar por versões em pó e misturar com água.

Por não deixarem residual na boca, os produtos podem ser utilizados tanto para receitas doces quanto para salgadas. “Uma sugestão, para ingerir uma grande quantidade de nutrientes usando bebidas vegetais, por exemplo, é fazer um smoothie com a bebida original e frutas da sua preferência”, completa Regado.