Qual a diferença entre arroz integral e arroz parboilizado?

 

O arroz integral consiste em grãos intactos, privados apenas de sua casca, preservando a película e o gérmen, em que se encontra a maior parte dos nutrientes deste alimento.
A película é constituída por fibras insolúveis, que estimulam o sistema gastrointestinal e aumentam o período de saciedade. Contém a vitamina B1, que é quase ausente nos alimentos refinados.
Além disso, o arroz integral apresenta uma série de benefícios:
- Reduz o risco de disfunções intestinais;
- Auxilia no metabolismo de glicose nos diabéticos;
- Protege o sistema nervoso;
- Participa do metabolismo de contração muscular;
- Isento de glúten, pode ser consumido pelos celíacos; 
- Possui aproximadamente 1,5 g de fibras em 50 g, em comparação a 0,03 do arroz branco convencional.

Já o arroz parboilizado é aquele que pasa pelo processo de parboilização.
A parboilização é o processo hidrotérmico no qual o arroz em casca é imerso em água potável a uma temperatura acima de 58°C, seguido de gelatinização parcial ou total do amido e depois passa por um processo de secagem.
Durante este processo o arroz passa por um pré-cozimento, em que os nutrientes do pericarpo são parcialmente passados para a cariopse do grão. O arroz parboilizado não possui nnehum composto químico adicionado ao processo. Seu sabor característico e seu tom amarelado são decorrentes da mudança da estrutura do amido e da fixação dos nutrientes, o que indica que o arroz parboilizado tem preservadas suas propriedades nutritivas naturais.

 








INTRANET

 


Fumacense Alimentos
Rodovia SC 443 • N° 2244 • C.P. N° 445 • CEP 88830-000 • Morro da Fumaça/SC
Fone: (48) 3434.8888